Cursos grátis de Carpinteiro

Cursos grátis de CarpinteiroUm bom carpinteiro é um profissional cada vez mais raro no mercado de trabalho. É ele quem desenvolve diversos trabalhos em madeira, com muita precisão, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, artesanato e muito mais. Assim, diversos segmentos necessitam de seu trabalho e a procura pode lhe render bons salários ou até mesmo um negócio próprio.

Entre os produtos elaborados pelo carpinteiro estão os telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, venezianas, móveis de todos os tipos, (esquadrias de madeira), etc. A carpintaria também produz trabalhos ornamentais como marchetaria, trabalhos maiores, como a carpintaria naval ou na indústria automobilística – no feitio de carrocerias, por exemplo.

Para desenvolver um bom trabalho, o carpinteiro precisa ter ótimas noções de geometria e um feeling especial para lidar com madeira no seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia do marceneiro. Assim, é necessário que se informe constantemente e aprenda novas técnicas.

Com a grande procura por carpinteiros qualificados, ótimas oportunidades de cursos gratuitos vêm surgindo e talvez seja uma boa opção para quem busca se especializar em uma profissão bastante técnica ou para aqueles que querem mudar de carreira.

As unidades do SENAI de todo o Brasil dispõem de cursos de formação em carpintaria, totalmente gratuitos, e muito bem aceitos pelo mercado. Estes cursos também podem ser a porta de entrada para um novo emprego, já que muitas empresas buscam profissionais diretamente na instituição.

O curso gratuito de carpinteiro do SENAI qualifica os profissionais para atuar nas áreas de carpintaria preparando, fabricando, montando e desmontando formas e/ou painéis necessários a moldagem de estruturas de concreto armado, acabamento de andaimes, escoramentos diversos, utilizando processos e ferramentas apropriadas, seguindo as normas de segurança do trabalho – conforme informado pela instituição. Não é necessário ter qualquer conhecimento na área – basta ter interesse e vontade de aprender.

Os cursos gratuitos de carpintaria do SENAI envolvem diversos conhecimentos, como: medir e riscar madeira; serrar no sentido transversal e longitudinal com serrote; colocação de abertura (janelas e portas em madeira); uso de trado e do serrote de ponta; pregar madeira; uso do nível e do prumo; travar e afiar serrote; fazer formas para blocos; conhecimento das ferramentas e equipamentos, etc. O SENAI ainda fornece em sua grade informações sobre organização financeira e empreendedorismo – uma formação completa pata novos carpinteiros.

As vagas para os cursos de carpintaria no SENAI abrem de acordo com o calendário das unidades de cada região. Desta forma, o interessado em se tornar um carpinteiro profissional deve se informar sobre as inscrições e cursos previstos no SENAI de sua cidade ou acompanhar pelo site.

Sobre o mercado de trabalho, lembre-se de que muitos concursos públicos, principalmente os abertos por prefeituras e instituições municipais buscam o profissional em seus editais. Além disso, em todas as regiões do país há empresas que necessitam do carpinteiro em seu quadro de funcionários. Aqueles que preferem abrir o seu próprio negócio também tendem a conseguir ganhos maiores.

Um comentário

Deixe uma resposta

(*) Obrigatório, seu e-mail não será divulgado.